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A gestão pautada em dados é, de fato, um fator determinante de sucesso: seja na administração de uma pandemia, seja na administração de um negócio

Publicado por LG&P em 28 de maio de 2020
A gestão pautada em dados é, de fato, um fator determinante de sucesso: seja na administração de uma pandemia, seja na administração de um negócio
Tempo de leitura: 3 minutos

Recentemente ouvi um programa de rádio que entrevistava o Governador do estado do Paraná e este falava sobre como o seu governo tem conseguido manter a curva do coronavírus achatada e, ao mesmo tempo, retomar a atividade econômica.

Olhei para o lado estratégico – e não político – das ações que vem sendo tomadas e tem levado esse Estado à vencer a batalha contra o vírus, sem comprometer tanto sua economia. Ao fazer esta análise, tracei um paralelo entre as ações deste governo e a construção de um processo de tomada de decisão inteligente.

Feito este exercício, listo abaixo os três principais insights e conclusões que obtive.

 

1) Sem um banco de dados com informações confiáveis, corporações ou governos tem grandes chances de errar nas tomadas de decisões.

  • Como decidir se é hora de encerrar ou prorrogar a quarentena, se não há informação concreta sobre os números da saúde e da economia?
  • Como decidir se deve ser construído um hospital de campanha ou investir em aumentos de leitos de UTI, se não existe qualquer tipo de informação sobre o assunto?

Trazendo estas questões para o ambiente jurídico…

  • Como tomar uma decisão de aumentar ou reduzir uma equipe, se não existem dados sobre volume, produtividade e absenteísmo?
  • Como decidir se é hora de separar as rotinas contenciosas e consultivas de um determinado departamento, se não existem informações sobre o volume de demandas consultivas e contenciosas?

Primeira conclusão: Sem dados confiáveis, as chances de erro são maiores que as chances de acerto!

 

2) Dados não padronizados ou não estruturados são quase tão prejudiciais quanto não ter dado algum.

  • Como medir se a curva do vírus está achatando, se cada órgão do governo usa um critério de medição diferente?
  • Ou, como medir o impacto financeiro econômico da crise da saúde para decidir se é momento ou não de alguma isenção ou ação do governo pró empresas, se os parâmetros entre as secretarias de governo são distintos ou divergentes?

Trazendo estas questões para o ambiente jurídico…

  • Na esfera contenciosa judicial por exemplo, como orientar um cliente a recorrer ou fazer acordo em um determinado processo ou lote de processos, se os campos para colher tais dados não existem ou não estão parametrizados e customizados para trazer informações como:
    • Entendimento do juiz em determinada matéria;
    • Qual a política de acordo da parte contrária;
    • Custo dos processos;
    • Tempo médio dos processos;
    • Atualização correta do débito/processos de forma automatizada e em real time.

Avançando, mesmo que os campos existam em sistema, de que adiantam se o preenchimento deles não estiver padronizado?

Segunda conclusão: Sem padronização e estruturação dos dados, eles se tornam inconclusivos e tornam o tempo de análise muito longo em decorrência da necessidade constante de saneamento da base.

 

3) Os dados por si só não resolvem o problema, a inteligência está nos indicadores!

As corporações líderes são aquelas que tem em seu time, pessoas (sim pessoas, ainda somos melhores que máquinas) que conseguem entender exatamente o que precisa ser resolvido, o que está por trás do problema pontual e estruturam os indicadores corretos para medir os resultados esperados.

Do que adianta um indicador de desempenho que não esteja alinhado com a problemática real, ou ainda, que parta da premissa equivocada?

Terceira conclusão: Entender o real problema a ser resolvido é essencial para transformar o banco de dados correto, padronizado e estruturado, em indicadores estratégicos.

 


 

 

Muito tem se falado dos legados que a atual crise irá deixar para a sociedade e para o mundo dos negócios: trabalho em home office, distanciamento social, novas formas de interação e consumo, entre outros. Eu acredito que uma das lições mais importantes que esta crise deixará para gestores, companhias, entidades públicas e governo é que decisões devem ser sempre pautadas em dados concretos e jamais em achismos.

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LG&P
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Head de Marketing no LG&P

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