Direito Societário

Raquel de Mello Azevedo

Head – Área Societária

OAB/SP: 361.874 | Linkedin

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade; Católica de Campinas; Especializações: Contratos (ESD); Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (OAB Campinas); Compliance Digital e Lei Geral de Proteção de Dados. LGPD pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Direito Societário, Planejamento Patrimonial e Holding Familiar.

Idiomas: português e inglês.

Se o cotidiano tem imprevistos, as rotinas societárias e sucessórias de empresas e famílias não precisam ter. Com o planejamento correto, é possível antecipar e se preparar para conflitos e dificuldades.

Quem já passou pela experiência de um embate sucessório sabe como o planejamento é útil e evita problemas, muitos deles danosos também aos núcleos familiares. Também há o prejuízo, que pode ser evitado com a tributação correta sobre o patrimônio inventariado.

Nas empresas, dúvidas podem ser facilmente sanadas com planos de sucessão e modelos de governança corporativa. O planejamento de rotinas S/A também deve ser elaborado, para impedir litígios e perdas.

Um contrato social bem redigido e um acordo de acionistas detalhado pode ser a base para reduzir vários conflitos societários. Cabe aos tomadores de decisão a antecipação desses assuntos delicados que envolvem negócios e patrimônio, escapando das rigorosas estatísticas: segundo pesquisa realizada por uma consultoria em governança corporativa, apenas 30% das empresas familiares brasileiras chegam à segunda geração – filhos dos fundadores do negócio. Um índice ainda mais alarmante aponta que destas, apenas 5% conseguem chegar à terceira geração, para o comando dos netos.

A atuação do LG&P no Direito Societário destaca-se nas áreas de:

  • Planejamento Societário;
  • Planejamento Sucessório;
  • Governança;
  • Rotinas de S/A;
  • Litígios Societários.