Este conteúdo foi produzido especialmente para empresas e profissionais do Direito que buscam uma maneira de otimizar os resultados jurídicos para fortalecer os negócios. Nesse texto falaremos sobre a Jurimetria, uma das ferramentas aliadas à aplicação da inteligência jurídica aos negócios, que tem o potencial de contribuir expressivamente nos resultados das empresas.
Neste material serão abordados os seguintes tópicos:
A Jurimetria pode ser definida como a “estatística aplicada ao direito” e é feita através da extração, análise e estruturação de dados para posterior estudo jurídico.
Com o auxílio de softwares específicos, como por exemplo o Legal One da Thomsom Reuters, é possível armazenar, estruturar informações e realizar análises avançadas da carteira de processos do cliente, apurando indicadores de suas demandas específicas. Não obstante, utilizando ferramentas para consumo de dados e indicadores globais do Poder Judiciário, é possível identificar padrões e tendências de julgamento e de posicionamento sobre os mais diversos temas.
Estas análises permitem, tanto para advogados quanto para clientes, maior segurança e assertividade na tomada de decisões, uma vez que são embasadas em dados concretos.
Entretanto, é válido pontuar que a Jurimetria, isoladamente, não é capaz de agregar valor aos negócios. Essa ferramenta deve ser usada como parte de um conjunto de ações que, somadas, permitem um entendimento profundo do negócio e a criação de indicadores estratégicos que servem para nortear e beneficiar os resultados da organização.
A este conjunto de ações e informações, gerenciadas com o auxílio de ferramentas tecnológicas, damos o nome de inteligência jurídica. Esta, é capaz de:
A estruturação de dados em sistema, quando feita por profissionais capacitados e conforme as necessidades de cada empresa, proporciona uma visão macro (do negócio) e micro (do processo), possibilitando a identificação de ameaças e fraquezas, oportunidades e pontos fortes, podendo assim, oferecer respostas a questões como:
O acesso a estas respostas, ao lado de uma equipe jurídica de alto nível, possibilita a identificação dos pontos sensíveis do negócio, a adoção de medidas corretivas e a melhoria contínua da performance do ativo ou do passivo judicial e extrajudicial da empresa. Além disso, permitem a elaboração de análises preventivas e prescritivas, seja na atuação preventiva, negocial ou contenciosa.
A Jurimetria é fundamental para o advogado prestar orientações e soluções assertivas, inteligentes e voltadas para resultados de curto, médio e longo prazo. A ferramenta também proporciona a gestão preventiva dos pontos críticos do negócio do cliente, minimizando demandas indesejadas ou inesperadas.
Ainda, a Jurimetria pode ser utilizada para a valoração da carteira de processos do cliente, o que impacta, por exemplo, diretamente na provisão contábil da empresa.
Além das possibilidades listadas, citamos a seguir outros tipos de “bônus” que a Jurimetria proporciona à empresa ou cliente:
Portanto, a Jurimetria torna a atuação jurídica valiosa para a gestão estratégica do passivo e do ativo judicial, auxiliando na mitigação de riscos e contingenciamento das obrigações já existentes de forma inteligente e assertiva. Ainda, auxilia a projeção precisa da realização e recuperação de ativos.
A advocacia “tradicional” é conhecida pelo apego ao litígio até última instância, contudo, o mercado atual exige resultados, o que aquela antiga forma de atuação deixava de oferecer.
Como alternativa aos serviços jurídicos “tradicionais”, despontam no mercado os escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos atentos ao novo momento que o setor da advocacia atravessa: o da Advocacia 4.0, que adere e se beneficia de uma série de plataformas tecnológicas para potencializar a atuação jurídica, minimizar atividades operacionais e repetitivas, focando então, na atuação técnica estratégica.
Em meio a este movimento, temos a Jurimetria, intimamente ligada ao uso de recursos tecnológicos. Listamos abaixo, dois exemplos do uso da tecnologia para a realização da Jurimetria:
A utilização e prática destes conceitos – até então direcionados à área de Tecnologia da Informação – estão sendo cada vez mais explorados no setor da advocacia, que precisa se adequar à sociedade atual: rápida, dinâmica e focada em resultados.
Nesse contexto, em paralelo às tecnologias, ganha destaque a área de Controladoria Jurídica, equipe responsável por captar, compilar e estruturar os dados em sistema, para que possam ser analisados e transformados em indicadores de negócio para consumo e atuação das áreas técnicas.
A evolução e busca pela eficiência colocam a Jurimetria como uma ferramenta imprescindível para a prática da advocacia moderna, pois ela possibilita ganho de tempo, visibilidade dos principais litígios da empresa, bem como de seu contencioso, o diagnóstico completo dos processos e a atuação estratégica preventiva e resolutiva.
A Jurimetria cria visões reais aplicadas a resultados, permitindo, além do acompanhamento dos processos e a análise quantitativa dos resultados obtidos, a visualização dos possíveis caminhos e cenários à frente.
Portanto, essa ferramenta permite a elaboração de projetos de melhoria, podendo ser utilizada no contexto micro processual (em cada processo ou case) e no contexto macro processual (todo passivo e ativo da empresa).
Em um contexto macro, tomado pela visibilidade total dos motivos que ensejam nas demandas contenciosas, os indicadores fornecem informações importantes para a tomada de decisões táticas de gestão da carteira pelos advogados. Tais informações auxiliam na gestão de riscos, no gerenciamento das demandas, na tomada de decisões e na implementação de ações corretivas preventivas, o que agrega valor direto ao business do cliente.
E não é só isso: a visibilidade total do contencioso propicia uma melhor visão do que se pretende no futuro, impactando diretamente na tomada de decisões estratégicas, baseadas na missão e nos valores organizacionais, valorando o planejamento estratégico, budget, ou seja, efetivamente, o negócio do cliente.
No contexto micro, o acesso a uma base de dados sólida e as informações quantitativas probabilísticas, auxiliam no conhecimento das reais possibilidades de êxito ou perda no processo. Assim, é possível o provisionamento dos pedidos, a melhor escolha dos argumentos jurídicos a serem utilizados e dos elementos de provas a serem apresentados. Dessa forma é definida a estratégia de atuação processual específica, voltada para resultados.
Também, para fins de planejamento organizacional, a Jurimetria mostra-se uma ferramenta valiosa pois os dados e informações obtidas podem ser utilizados para o planejamento e acompanhamento em todos os níveis organizacionais da empresa.
NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
Jurimetria – aplicação e uso para o nível estratégico
No nível estratégico, os indicadores que apontam a situação atual da empresa e de seus concorrentes, permitem uma visão clara do que se pretende para o futuro (longo prazo), principalmente, no que se refere à maximização dos resultados e adequação dos pontos de melhoria identificados.
Exemplo da aplicação da Jurimetria em nível estratégico na área jurídica trabalhista: a identificação de grande incidência de pedidos de indenizações por danos morais, pode indicar qual é a cultura e as práticas da empresa que devem ser repensadas em nível estratégico, visando um futuro diferente.
Jurimetria – aplicação e uso para o nível tático
Em nível tático, os gestores tem acesso ao desempenho real da operação por departamento ou por matéria, focando na análise dos indicadores que lhe são inerentes para definição de prioridades,o planejamento e implementação de novas ações.
Exemplo da aplicação da Jurimetria em nível tático na área jurídica trabalhista: a forma como os gerentes fazem a medição e controle das atividades de suas equipes, podem ter impacto direto nas reclamações trabalhistas e no passivo da empresa.
Jurimetria – aplicação e uso para o nível operacional
Por fim, no nível operacional, em que há objetivos e resultados específicos a serem atingidos em curto prazo, é possível medir os resultados e quantificar a realização de tais objetivos, através da adoção de indicadores precisos inerentes a cada setor operacional.
Exemplo da aplicação da Jurimetria em nível operacional na área jurídica trabalhista: Em nível operacional é possível quantificar as tarefas realizadas e avaliar a qualidade de sua realização, medindo a quantidade de trabalho de cada colaborador e a perfeição técnica com que desempenham suas funções, informações determinantes em casos de equiparação salarial, por exemplo.
Neste contexto, essa é uma ferramenta valiosa para o planejamento, para a tomada de decisões, para a implementação de ações, para a avaliação dos resultados e para a adoção de medidas corretivas, focando sempre na melhoria contínua.
Melhoria contínua (metodologia PDCA)
Visando a melhoria contínua do negócio, as empresas devem estar atentas a ações e projetos ligados ao tema. Trazemos, a título de exemplo, a metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Action) ilustrada na figura abaixo.
CICLO PDCA
A Jurimetria é uma ferramenta a ser utilizada nos quatro momentos deste ciclo.
Primeiramente é necessário Planejar (localizar problemas e estabelecer planos de ação). Nesse contexto, os indicadores produzidos na Jurimetria da carteira do cliente são capazes de apontar deficiências (pontos de atenção) que mereçam ser objeto de medidas corretivas.
Identificados os problemas e planejadas as ações, as mesmas devem ser colocadas em prática, o que corresponde à fase de execução.
Durante e após a execução, deve-se verificar o atingimento das metas estabelecidas e em que medida elas estão sendo atendidas, o que mais uma vez, pode ser feito com a ajuda valiosa dos dados produzidos através de Jurimetria.
Assim, mensurados os impactos causados pelas medidas adotadas, é possível identificar novos pontos de atenção, que deverão ser objeto de planejamento e medidas corretivas, iniciando-se um novo ciclo, ou ensejarão na manutenção da estratégia adotada, por ser esta a mais pertinente para o negócio do cliente.
A Jurimetria é uma ferramenta aliada à inteligência jurídica. O acesso, a análise e o consequente aproveitamento de informações por uma para equipe jurídica de alta qualidade e que tenha know-how em negócios com certeza irá agregar valor e impulsionar de forma substancial os resultados organizacionais.
Sobre o LG&P
Criado em 2009, o LG&P é um escritório de advocacia com mindset voltado para negócios que atende exclusivamente o mercado corporativo, oferecendo soluções jurídicas nas áreas do Direito Tributário, Trabalhista, Empresarial, Societário, M&A e Digital, no consultivo e no contencioso.
Sediado em Campinas, o escritório também possui filiais nas cidades de São Paulo e Limeira, e atende clientes de todo o Brasil, nos mais diversos segmentos de mercado. Fundamentado na Jurimetria, o LG&P auxilia seus clientes na administração de suas demandas e na tomada de decisões assertivas, conseguindo assim viabilizar negócios, salvar empresas, enxergar além dos problemas, antecipar direitos e deveres, e aumentar a lucratividade de seus parceiros.
O amplo know-how e os bons resultados que o escritório vem entregando ao longo de mais de 10 anos de atuação, tem despertado cada vez mais o interesse de grandes marcas do mercado, posicionando o LG&P como o parceiro ideal para administrar os assuntos jurídicos de médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais. Saiba mais: www.lopesgoncales.com.br
Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos com prioridade!