Cada vez mais as organizações com propósito provam que ter uma razão para existir faz toda a diferença para um negócio. E isso se deve por vários motivos. O principal deles, ao meu ver, está ligado ao fato de que um negócio com propósito faz conexão entre a organização e a sociedade, buscando trazer impactos positivos que influenciam diretamente a vida das pessoas.
O propósito de uma organização é a sua razão de ser e o motivo pelo qual ela existe e se coloca a serviço da sociedade. Ele reflete algo aspiracional e envolve crenças e motivações que explicam o que move as pessoas que compõem aquele time.
Na apresentação do TED listada abaixo, o consultor Simon Sinek explica como o propósito diferencia as organizações.
Quando falamos em cultura de propósito, passamos a olhar para o conceito de cultura organizacional de uma forma mais ampla, estratégica e abrangente.
Para estabelecer uma cultura de propósito em um escritório de advocacia, por exemplo, é necessário criar condições para que todos os integrantes da equipe – advogados e profissionais administrativos, estejam em sintonia com a missão da instituição, assumindo, portanto, um papel de protagonista e uma postura engajada e colaborativa no desempenho de suas funções.
É desta maneira que a cultura torna-se também um fator de desenvolvimento para as pessoas da equipe, pois quando elas percebem que são realmente parte importante da dinâmica do escritório, passam a buscar o aprimoramento constante de suas habilidades e conhecimentos.
Segundo Peter Drucker, autor reconhecido por seu foco nas relações humanas na administração moderna “a cultura engole a estratégia no café da manhã”.
E essa frase prova o quanto, de fato, a cultura de um escritório de advocacia é a fundação que fará toda a diferença na entrega de resultados consistentes aos seus clientes.
Colocando de lado as camadas filosóficas, psicológicas e espirituais, ter um propósito de vida, nada mais é do que ter um foco para guiar as ações e escolhas que fazemos no decorrer de nossos dias.
Diferente de ter um objetivo – que está mais atrelado à cumprir determinadas tarefas para alcançar uma meta, ter um propósito conduz a vida de um indivíduo ao encontro das coisas que ele acredita e que, portanto, lhe dão prazer e satisfação, pessoal e profissionalmente.
Com certeza você já se deparou com pessoas que encaram o trabalho como um “mal necessário” e com outras que o enxergam como algo que genuinamente lhes motiva, realiza e traz felicidade.
Na maior parte das vezes, as pessoas que enxergam seu trabalho com paixão e entusiasmo, são aquelas que identificaram seu propósito ou estão no caminho certo para encontrá-lo!
Estas pessoas pensam e se comportam de maneira diferente, sabem que tem a contribuir para um mundo melhor, e, por isso, possuem uma inquietude e um desejo de mudança constantes. Além disso, enxergam seu trabalho como algo grandioso e como um meio de transformar coisas, pessoas e situações, para melhor! Por isso, atuam com alegria, empenho, entusiasmo, cuidado e zelo em tudo o que fazem.
Como consequência, sua produtividade se torna maior, seus resultados são potencializados, além de experimentarem um sentimento de pertencimento ao lugar onde estão.
Como disse em entrevista o Co-fundador e CEO do Airbnb, Brian Chesky “Quando a cultura é forte, você pode confiar que todo mundo vai fazer a coisa certa.”
Quando há uma cultura forte e pessoas engajadas com o propósito da instituição, o senso de dono de cada membro da equipe se eleva muito.
Por isso a importância do escritório ter um propósito autêntico e colaboradores que se identifiquem com ele.
É assim que cada indivíduo compreende que pode empreender não só um negócio, mas um jeito próprio de trabalhar, interagir e viver.
É desta forma também que o time todo se mobiliza para fazer as coisas acontecerem, uma energia enorme surge e o trabalho fica muito mais legal, mesmo frente as pressões do dia a dia.
E claro, como consequência, resultados surpreendentes passam a acontecer cada vez mais e mais!
Sobre o LG&P
Criado em 2009, o LG&P é um escritório de advocacia com mindset voltado para negócios que atende exclusivamente o mercado corporativo, oferecendo soluções jurídicas nas áreas do Direito Tributário, Trabalhista, Empresarial, Societário, Recuperação de Créditos, Digital e M&A, tanto no consultivo, quanto no contencioso.
Sediado em Campinas, o escritório também possui filiais nas cidades de São Paulo e Limeira, e atende clientes de todo o Brasil, nos mais diversos segmentos de mercado. Fundamentado na Jurimetria, o LG&P auxilia seus clientes na administração de suas demandas e na tomada de decisões assertivas, conseguindo assim viabilizar negócios, salvar empresas, enxergar além dos problemas, antecipar direitos e deveres, e aumentar a lucratividade de seus parceiros.
O amplo know-how e os bons resultados que o escritório vem entregando ao longo de mais de 10 anos de atuação, tem despertado cada vez mais o interesse de grandes marcas do mercado, posicionando o LG&P como o parceiro ideal para administrar os assuntos jurídicos de médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais.
Pilares da Marca LG&P
Essência e Personalidade da Marca LG&P
Visão Estratégica do LG&P
Manifesto LG&P. [Clique e assista]
Ficou interessado? Mande seu CV para nós! 😉
Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos com prioridade!