“O tempo é o recurso mais escasso e, a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado”, já dizia Peter Drucker, escritor austríaco conhecido como o “pai da administração moderna”.
Gestão do tempo e produtividade são temas amplamente discutidos no ambiente de trabalho das empresas e também dos escritórios de advocacia que buscam eficiência e agilidade em suas operações.
No entanto, os gestores experientes sabem que focar na produtividade isoladamente, pode ser um grande erro. O correto – e grande desafio – consiste em chegar a um ponto de equilíbrio que possibilite atingir um alto nível de produtividade da equipe, sem que isso comprometa o nível de qualidade do serviço prestado ao cliente.
Dada a relevância do tema, abordaremos abaixo dois tópicos que julgamos importantes: a gestão da produtividade do escritório de advocacia e dos profissionais da banca jurídica que nele atuam.
A tecnologia já provou que é capaz de transformar indústrias, mercados e modelos de negócios. Portanto, acompanhar esta revolução deixou de ser um diferencial e se tornou requisito básico para todo e qualquer escritório de advocacia que queira se manter competitivo neste novo cenário de mercado.
Contudo, o erro que muitos escritórios de advocacia cometem, reside no fato de mudar a tecnologia, ou seja, o ferramental e não seu modelo mental de conduzir o negócio.
O objetivo do POP é garantir, mediante a institucionalização dos padrões, a autonomia dos colaboradores na execução das tarefas bem como o atingimento dos resultados esperados em cada uma delas.
Além do olhar voltado para a infraestrutura e gestão eficiente dos processos do escritório de advocacia – que irão assegurar uma operação otimizada e com qualidade, é importante também entender sobre a atuação e desempenho de cada membro da banca jurídica. Isto por que, saber por exemplo, quanto tempo certo advogado leva em determinada tarefa, pode prever se o prazo será entregue a tempo, ou, se é necessário envolver outros profissionais no projeto.
Desta forma, é recomendável adotar a gestão através de KPI’s (Key Performance Indicators), ou, indicadores chave de performance, uma das maneiras mais usadas no meio empresarial para medir a produtividade dos integrantes do time.
Nos escritórios de advocacia, alguns dos indicadores que demonstram a produtividade dos advogados e podem ser utilizados para fins de gestão são:
Conclusão
Gestão eficiente de processos e pessoas são as palavras de ordem para os escritórios de advocacia que buscam atingir altos níveis de produtividade e qualidade, afinal, é através da organização, otimização, estímulo da autonomia e responsabilidade de cada integrante da banca que o escritório transformará seu conhecimento técnico jurídico, core do negócio, em resultados efetivos para seus clientes.
Sobre o LG&P
Criado em 2009, o LG&P é um escritório de advocacia com mindset voltado para negócios que atende exclusivamente o mercado corporativo, oferecendo soluções jurídicas nas áreas do Direito Tributário, Trabalhista, Empresarial, Societário, M&A e Digital, no consultivo e no contencioso.
Sediado em Campinas, o escritório também possui filiais nas cidades de São Paulo e Limeira, e atende clientes de todo o Brasil, nos mais diversos segmentos de mercado. Fundamentado na Jurimetria, o LG&P auxilia seus clientes na administração de suas demandas e na tomada de decisões assertivas, conseguindo assim viabilizar negócios, salvar empresas, enxergar além dos problemas, antecipar direitos e deveres, e aumentar a lucratividade de seus parceiros.
O amplo know-how e os bons resultados que o escritório vem entregando ao longo de mais de 10 anos de atuação, tem despertado cada vez mais o interesse de grandes marcas do mercado, posicionando o LG&P como o parceiro ideal para administrar os assuntos jurídicos de médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais. Saiba mais: www.lopesgoncales.com.br
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