O midle market brasileiro – empresas que faturam de 30 a 300 milhões por ano – é formado por empresários que, muitas vezes, iniciaram a sua carreira em nível operacional e resolveram buscar uma vida melhor ao passarem para o “outro lado da mesa”.
Constantemente, esses empresários que prosperaram se deparam com as seguintes dúvidas:
Diversas dúvidas dificultam a resposta para essas perguntas!
Incertezas econômicas, regulatórias, políticas e dificuldade de acesso a crédito barato que financie a expansão estão entre os entraves mais comuns.
Entretanto, existe um ponto pouco explorado no mundo do M&A que dificulta ainda mais a expansão das operações de compra e venda de empresas, em especial no nível midle market.
Estamos falando do distanciamento entre a linguagem e termos usados por advogados e assessores financeiros e os empresários.
Este artigo visa desmistificar e descomplicar o que na verdade não tem nada de complicado, pois no fundo, o que importa com esse “tal” de M&A é fazer um bom negócio e isso, você empresário, conhece bem.
Então, vamos lá. A começar pelo nome, M&A (Mergers and Acquisitions), nada mais é do que o termo em inglês para fusões e aquisições de vendas. Na verdade, a sigla engloba todas as modalidades de operações societárias, como:
Outros termos bastante usados são aqueles para identificar as partes:
Existem ainda, os termos dos contratos iniciais que geralmente são assinados pelas partes:
Como podem ver, os termos usados, apesar de não usuais, na verdade significam algo totalmente comum e fazem parte do dia a dia de qualquer empresário.
Nos próximos artigos, iremos continuar esclarecendo dúvidas atreladas ao dia a dia do M&A e, também, trazendo outras informações sobre o tema.
Até a próxima.
________________________________
Sobre o LG&P
Criado em 2009, o LG&P é um escritório de advocacia com mindset voltado para negócios que atende exclusivamente o mercado corporativo, oferecendo soluções jurídicas nas áreas do Direito Tributário, Trabalhista, Empresarial, Societário, M&A e Digital, no consultivo e no contencioso.
Sediado em Campinas, o escritório também possui filiais nas cidades de São Paulo e Limeira, e atende clientes de todo o Brasil, nos mais diversos segmentos de mercado. Fundamentado na jurimetria, o LG&P auxilia seus clientes na administração de suas demandas e na tomada de decisões assertivas, conseguindo assim viabilizar negócios, salvar empresas, enxergar além dos problemas, antecipar direitos e deveres, e aumentar a lucratividade de seus parceiros.
O amplo know-how e os bons resultados que o escritório vem entregando ao longo de mais de 10 anos de atuação, tem despertado cada vez mais o interesse de grandes marcas do mercado, posicionando o LG&P como o parceiro ideal para administrar os assuntos jurídicos de médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais. Saiba mais: www.lopesgoncales.com.br
Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos com prioridade!