O Ministério da Economia divulgou no dia 29/05/2020 os resultados do PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre de 2020. O triste resultado aponta uma redução de 1,5% em comparação ao trimestre anterior. Em nota, o Ministério fez uma série de recomendações ao governo, visando o enfrentamento da crise durante o período “pós pandemia”.
No dia anterior à divulgação do resultado do PIB, a Câmara dos Deputados aprovou o novo texto da Medida Provisória 936/2020, que seguirá para votação no Senado Federal. O Congresso Nacional tem o prazo de 120 dias para aprovação, visando a manutenção dos efeitos da MP.
Importante lembrar que a MP 936 foi responsável por possibilitar a redução da jornada de trabalho e salários, autorizando ainda a suspensão dos contratos de trabalho, por até 60 dias, mediante acordo individual, com o pagamento de auxílio emergencial subsidiado pelo governo em determinados casos.
Pois bem, quase dois meses após divulgação da medida que auxiliou inúmeras empresas no enfrentamento da crise do coronavírus, o cenário econômico não apresentou nenhuma melhora, motivo pelo qual é necessária imediata aprovação da MP pelo Congresso.
O relator da câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB), trouxe novidades no texto da MP, que possibilitam um fôlego para as empresas, visando a retomada da economia.
Embora tenha ocorrido manutenção das referida possiblidades, novas regras foram criadas, visando melhores condições de negociações como:
Tais medidas possibilitam que as empresas se reconstruam no período da crise, vez que, diante o desaceleramento do mercado, a redução e desoneração da folha de pagamento é um fator estratégico que possibilita a retomada do crescimento do faturamento.
No momento, nos resta aguardar aprovação do texto pelo Senado, o que pode ocorrer nos próximos dias. Nós, do LG&P continuaremos acompanhando diariamente qualquer novidade, visando auxiliar as empresas neste momento de crise.
Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos com prioridade!