Onboarding significa “a bordo”. Em RH, o termo é utilizado para designar o processo de integração de um novo colaborador junto à uma organização, com vistas à auxiliar o novo membro da equipe a “embarcar” no contexto da instituição.
Para um escritório de advocacia que tenha o foco voltado para pessoas, o onboarding figura como uma das atribuições mais importantes da área de Recursos Humanos, visto que um programa de integração eficaz aumenta o senso de pertencimento do colaborador e reduz drasticamente o turnover da banca. De acordo com a Society for Human Resource Management (SHRM), empresas que promovem um processo de integração bem estruturado experimentam uma produtividade 62% melhor e um índice de permanência 50% maior entre os novos contratados.
Portanto, uma estreia bem-sucedida é sim um fator fundamental para o sucesso de um profissional que esteja iniciando sua empreitada em um novo trabalho.
O processo de onboarding inicia muito antes da contratação do profissional. Na verdade, ele começa durante o recrutamento, quando a “marca empregadora” cria estratégias de comunicação para atrair pessoas que, além das qualificações técnicas requeridas pela vaga anunciada, tenham um perfil comportamental aderente ao escritório, ou seja, que possuam um fit cultural com a filosofia de trabalho da organização. Desta forma, é mais provável que o escritório atraia candidatos engajados com o propósito da instituição e, portanto, tenham maior potencial para serem altamente produtivos e felizes.
Feita a contratação, é importante transmitir ao novo integrante do grupo as informações pertinentes ao bom desempenho de sua função de uma maneira didática, para que o conteúdo seja bem assimilado. Como geralmente são muitas informações a serem passadas, o recomendável é fazer isso em etapas e utilizando meios que facilitem a absorção dos assuntos, como por exemplo, apresentações, manuais, guias, POPs, etc.
Além de conhecer os colegas, entrosar com os membros das equipes, compreender a dinâmica do escritório e a forma como as coisas costumam ser feitas, é fundamental que o líderes façam uma profunda imersão dos novatos em relação ao perfil dos clientes que eles irão atender.
Importante ressaltar que a fase de “embarcar” em uma organização, quando bem conduzida, acelera o tempo de adaptação do novo integrante e diminui o tempo que ele levará para atingir seu pleno potencial dentro do escritório.
Portanto, o segredo para receber bem os recém-chegados vai além de acolher o novo membro do time, mas sim, de verdadeiramente integrá-lo e engajá-lo em prol dos objetivos do escritório e de seus clientes.
E, logo, do escritório!
Quando se fala a respeito da relação cliente/escritório de advocacia, as palavras que brotam na mente costumam ser as mesmas: atendimento, satisfação, suporte, entrega de resultados…
Por isso, atrelar o onboarding ao sucesso do cliente, ou, Customer Success, nunca fez tanto sentido uma vez que é a equipe, no dia a dia, que proporciona ao cliente a melhor experiência possível.
Desta forma, é fundamental que o escritório de advocacia possua um processo de onboarding bem estruturado que mostre ao novo membro do time a sua importância dentro da equipe. E é com este olhar, de empatia e foco em excelência, que se constrói uma marca valiosa de mercado.
Conheça as percepções dos recém-chegados no escritório LG&P – Expertise jurídica para impulsionar negócios
Em suma, manter o foco na gestão do capital humano é tão importante quanto estar atento a todas as inovações que o segmento jurídico experimenta, pois quando as pessoas se envolvem com o propósito do escritório, elas se engajam muito mais com o trabalho. E escritórios com colaboradores engajados superam seus concorrentes de diversas formas – dentre elas, conquistando a fidelização de seus clientes.
Sobre o LG&P
Criado em 2009, o LG&P é um escritório de advocacia com mindset voltado para negócios que atende exclusivamente o mercado corporativo, oferecendo soluções jurídicas nas áreas do Direito Tributário, Trabalhista, Empresarial, Societário, Recuperação de Créditos, Digital e M&A, tanto no consultivo, quanto no contencioso.
Sediado em Campinas, o escritório também possui filiais nas cidades de São Paulo e Limeira, e atende clientes de todo o Brasil, nos mais diversos segmentos de mercado. Fundamentado na Jurimetria, o LG&P auxilia seus clientes na administração de suas demandas e na tomada de decisões assertivas, conseguindo assim viabilizar negócios, salvar empresas, enxergar além dos problemas, antecipar direitos e deveres, e aumentar a lucratividade de seus parceiros.
O amplo know-how e os bons resultados que o escritório vem entregando ao longo de mais de 10 anos de atuação, tem despertado cada vez mais o interesse de grandes marcas do mercado, posicionando o LG&P como o parceiro ideal para administrar os assuntos jurídicos de médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais.
Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos com prioridade!