Em meio a era da informação, um dos maiores ativos das empresas reside no uso que elas fazem do Big Data, termo utilizado para se referir a enorme quantidade de dados estruturados e não estruturados gerados a cada segundo, e, cuja finalidade é auxiliar as organizações a tomarem as melhores decisões em seus negócios.
Segundo estimativa da Gartner – uma consultoria norte americana de pesquisa, até 2021 as organizações passarão a ser valorizadas de acordo com seu portfólio de informações, sendo esse um dos maiores ativos que os negócios terão. Não à toa, a expressão “Data is the new oil” vem sendo muito utilizada no mercado.
Neste contexto, a cultura data driven, ou, em uma tradução literal “dirigida por dados”, ganha cada vez mais destaque e espaço no mundo corporativo.
A gestão data driven usa a análise de dados para avaliar informações relevantes ao negócio e responder com precisão e velocidade às demandas, bem como aprimorar a operação da empresa. Enquanto nos modelos tradicionais a intuição do gestor era decisiva para o planejamento, na gestão data driven a análise de dados encontra certezas e vai direto ao ponto.
Imersos no contexto corporativo, os departamentos jurídicos da empresas se veem cada vez mais pressionados por informações e resultados.
Fora da zona de conforto, estes advogados executivos tem se movimentado rapidamente na busca de soluções e parcerias que possam colocar a área jurídica no modelo de gestão baseada em dados. E este figura como um excelente momento para transformar a “velha” percepção área jurídica dentro das empresas, antes de custos possíveis para a área de ganhos possíveis! Essa mudança de mindset abre espaço para o empoderamento jurídico, elevando-o a uma área business partner crucial para o crescimento da empresa.
Cientes dos desafios e oportunidades que se apresentam, os executivos jurídicos tem buscado cada vez mais o apoio de escritórios de advocacia data driven que possam auxiliá-los através de uma comunicação clara e precisa, além, é claro, de estratégias jurídicas assertivas.
No entanto cuidado! Os dados por si só, não geram valor algum! É o uso inteligente das informações que possibilita uma atuação precisa e eficaz.
Assim, um dos primeiros pontos a serem considerados para que as informações sirvam de insigths valiosos reside no fato de como elas são geridas: os dados precisam ser estruturados para que, na sequência, possam ser consumidos e utilizados.
Para ilustrar este processo dentro de um escritório de advocacia data driven, apresentamos abaixo um gráfico passo a passo de como a informação chega, como é tratada e como se transforma em insights de negócio que são usados na elaboração de estratégias jurídicas de sucesso.
Quando as informações são estruturadas, tradadas e analisadas de forma correta e profissional, torna-se possível transformar os dados brutos em indicadores estratégicos, como por exemplo nos dashboards abaixo:
Dashboard – Área trabalhista
Dashboard – Área Recuperação de Créditos
Se a gestão jurídica pautada em dados é uma prioridade e/ou diferencial na sua atuação como advogado executivo e você deseje contratar um escritório de advocacia data driven, fique atento aos pontos listados abaixo na hora de selecionar um parceiro:
Uma gestão jurídica baseada em dados, trará muitos benefícios para a empresa, dentre eles: a previsibilidade financeira do ativo e passivo demandado; maior assertividade na tomada de decisões; mapeamento das razões que levam ao ajuizamento de ações contra a empresa; ações preventivas para melhoria na operação; ganhos econômicos e expansão do negócio, dentre outros.
A pergunta é: porque não aproveitar tudo o que a transformação digital jurídica vem proporcionando ao mercado? Comece já! A área jurídica pode assumir como nunca um papel de protagonismo de solução dentro das empresas.
Sobre o LG&P
Criado em 2009, o LG&P é um escritório de advocacia com mindset voltado para negócios que atende exclusivamente o mercado corporativo, oferecendo soluções jurídicas nas áreas do Direito Tributário, Trabalhista, Empresarial, Societário, M&A e Digital, no consultivo e no contencioso.
Sediado em Campinas, o escritório também possui filiais nas cidades de São Paulo e Limeira, e atende clientes de todo o Brasil, nos mais diversos segmentos de mercado. Fundamentado na Jurimetria, o LG&P auxilia seus clientes na administração de suas demandas e na tomada de decisões assertivas, conseguindo assim viabilizar negócios, salvar empresas, enxergar além dos problemas, antecipar direitos e deveres, e aumentar a lucratividade de seus parceiros.
O amplo know-how e os bons resultados que o escritório vem entregando ao longo de mais de 10 anos de atuação, tem despertado cada vez mais o interesse de grandes marcas do mercado, posicionando o LG&P como o parceiro ideal para administrar os assuntos jurídicos de médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais. Saiba mais: www.lopesgoncales.com.br
Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos com prioridade!