A tecnologia revolucionou a forma como as empresas e os profissionais trabalham e atendem seus clientes e, claro, isso se aplica também aos escritórios de advocacia e advogados 4.0, que utilizam a tecnologia até mesmo para as atividades mais básicas, como: arquivamento de processos e documentos em banco de dados; realização de procedimentos jurídicos via internet; acesso a informações processuais nos sites dos tribunais; realização de processos judiciais eletrônicos, dentre outros.
As ferramentas de T.I. abriram novas possibilidades de trabalho na advocacia, agora muito mais dinâmica, precisa e ágil. Contudo, a inovação tecnológica impôs uma série de desafios aos escritórios de advocacia, que, hoje, necessitam de infraestrutura atualizada e eficiente de T.I., bem como profissionais especializados nesta área para atender às demandas do mercado.
Um dos aspectos mais relevantes do suporte de T.I. para a advocacia consiste em assegurar a segurança da informação. Somente por isso, já bastaria para afirmar que a área de T.I. deve ser considerada dentre as mais estratégicas dentro de um escritório de advocacia.
Ainda sobre este tópico, o trabalho remoto ou home office, altamente popularizado com o início da pandemia, tornou a área de T.I. ainda mais crucial, pois administrar a segurança no trânsito de informações das pessoas trabalhando de diferentes locais, é algo que demanda planejamento, infra e profissionais especializados no assunto.
Por fim, mas não menos importante, o suporte HelpDesk imediato – seja à ferramentas office, impressoras, e-mails, telefonia, permissões, uso eficiente de sistemas de certificados digitais e processos eletrônicos, gerenciamento de rede, dentre outros – agilizam o trabalho da banca jurídica, e consequentemente, encurtam o tempo de resposta ao cliente. E, não precisamos nem falar: tempo, é dinheiro.
Essa questão é relativamente simples: viver a cultura organizacional do escritório é diferente de conhecer a cultura organizacional do escritório.
Assim, ter uma área de T.I. in house traz muitos benefícios ao cliente final pois, como parte do todo, os profissionais de T.I. também são responsáveis pela satisfação dos clientes e se engajam muito mais no cumprimento de suas metas individuais e da equipe como um todo.
Dentre os principais benefícios para o cliente que contrata um escritório de advocacia com a área de T.I. in house, podemos citar:
Como vimos, um escritório de advocacia que tenha como foco central atender seu cliente com qualidade, agilidade, segurança e assertividade, compreende que a área de TI atuando dentro da operação do escritório, é uma das mais áreas estratégicas da instituição.
Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos com prioridade!