I.A. (inteligência artificial), Legal Softwares, BigData, Chatbots, Visual Law, Legal Lean, Legal Data Science, Legal Design Thinking, Litigation 4.0. O futuro chegou e todos os nossos problemas estão resolvidos. #soquenao
Toda inovação, tecnologia e novos conceitos disponíveis no mercado jurídico não adiantam de nada se o escritório de advocacia não souber claramente seu propósito, seus objetivos e quais decisões tomar frente a tanta informação.
O artigo de hoje não visa dissertar sobre as aplicabilidades de cada um dos tópicos citados no início do texto, mas sim, provocar uma reflexão sobre a necessidade de entender qual a estratégia de negócio do escritório, quais as escolhas certas para potencializá-la, mantendo o foco no que de fato importa: as pessoas e suas experiências enquanto consumidoras do serviço de advocacia.
Neste artigo, daremos ênfase na transformação digital que ocorre no meio jurídico.
Para um escritório de advocacia se tornar digital, antes de mais nada, ele precisa se tornar mais humano. Sim, isso mesmo! A primeira pergunta a ser feita pelos gestores antes de embarcarem em uma transformação digital, não é tecnológica, mas humana e deve partir da questão: Que diferença queremos fazer na vida dos nossos clientes? A resposta a esta questão deve ser a base para a construção de um escritório digital.
O principal desafio e maior legado da revolução tecnológica que ocorre no mercado jurídico neste momento, com certeza será dos escritórios de advocacia que se concentrarem primordialmente nas pessoas e usarem a tecnologia como meio propulsor de resultados e do capital humano, pois ao compreender as reais necessidades dos clientes e o uso de tecnologias, torna-se possível desenvolver soluções eficazes, customizadas e que farão a diferença para cada consumidor.
No entanto, colocar os clientes em primeiro lugar não diminui a importância da tecnologia. Ter uma compreensão profunda do cliente deve servir para orientar a escolha de quais tecnologias e conceitos devem ser incorporados pelo escritório. Lógico que o escritório pode (aliás, deve) ter uma infraestrutura de TI robusta para recebimento, armazenagem e segurança dos dados, ferramentas de TI para automatizar e agilizar o trabalho jurídico, práticas de mobilidade – não apenas de atendimento ao cliente, mas também de trabalho remoto da banca quando necessário, bem como um bom plano estratégico de comunicação e presença digital. Tudo isso é importante, mas não deve ser o ponto de partida.
Para entender verdadeiramente as pessoas, a equipe do escritório deve antes explorar o campo de humanas, indo a fundo na compreensão do cliente, o que significa olhar nos olhos, vivenciar seu dia a dia, suas principais dificuldades dentro da empresa, suas dores, e, também, compreender o que de fato será diferencial para ele e lhe entregará valor agregado concreto.
Para se desenvolver neste caminho, algumas ações devem ser trabalhadas junto à equipe, dentre elas:
É através da fomentação e incentivo do time nestes aspectos que o terreno começa a “ficar fértil” para a cultura digital florescer. E a medida que os escritórios de advocacia se tornam digitais, eles passam a se movimentar mais rapidamente e adotam uma rotina mais dinâmica, o que impacta diretamente na entrega de melhores resultados.
O caminho da transformação digital é complexo e muitos escritórios falham nessa caminhada ao colocar o foco exclusivo nas tecnologias, esquecendo-se dos protagonistas: as pessoas!
A tecnologia em si não constrói uma cultura – somente os seres humanos são capazes disso! Projetar um escritório disruptivo e que de fato entregue valor ao cliente é difícil, às vezes confuso, com movimentos de tentativa e erro. É um processo contínuo, dinâmico e de certa forma, interminável!
No entanto, para os escritórios que enfrentam o desafio com seriedade, a recompensa pode ser enorme em termos de desempenho, produtividade, engajamento da banca e uma série de outros benefícios, em especial para seus clientes.
Sobre o LG&P
Criado em 2009, o LG&P é um escritório de advocacia com mindset voltado para negócios que atende exclusivamente o mercado corporativo, oferecendo soluções jurídicas nas áreas do Direito Tributário, Trabalhista, Empresarial, Societário, M&A e Digital, no consultivo e no contencioso.
Sediado em Campinas, o escritório também possui filiais nas cidades de São Paulo e Limeira, e atende clientes de todo o Brasil, nos mais diversos segmentos de mercado. Fundamentado na Jurimetria, o LG&P auxilia seus clientes na administração de suas demandas e na tomada de decisões assertivas, conseguindo assim viabilizar negócios, salvar empresas, enxergar além dos problemas, antecipar direitos e deveres, e aumentar a lucratividade de seus parceiros.
O amplo know-how e os bons resultados que o escritório vem entregando ao longo de mais de 10 anos de atuação, tem despertado cada vez mais o interesse de grandes marcas do mercado, posicionando o LG&P como o parceiro ideal para administrar os assuntos jurídicos de médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais. Saiba mais: www.lopesgoncales.com.br
Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos com prioridade!