A pandemia instaurada nos últimos seis meses fez com que as pessoas mudassem, não apenas suas rotinas, como também seus sentimentos e percepções.
Um projeto de pesquisa realizado pelo Twitter durante o primeiro semestre de 2020, revelou alguns dados interessantes sobre estas mudanças. Vejamos:
Além destes dados, o estudo apontou ainda 06 mudanças marcantes que se destacaram na população, sendo que estes comportamentos e estados de espírito, ou emergiram, ou foram acelerados no período da pandemia. São eles:
Abaixo falaremos um pouco sobre cada tópico!
As pessoas se mantiveram fisicamente distantes, no entanto, graças à tecnologia o distanciamento social não existiu de fato! Na verdade estivemos mais conectados do que nunca. Vide o volume de videoconferências (seja para trabalho ou assuntos pessoais), as inúmeras festas remotas ou “watch parties” para assistir lives de shows, dentre outras tecnologias usadas para comunicação a distância. A maneira de socializar se tornou essencialmente digital e, provavelmente, alguns desses hábitos irão permanecer pós pandemia.
As pessoas estão usando seu tempo livre para aprender coisas novas e explorar habilidades diferentes. Muito disso, emergiu do desafio de pequenos empreendedores e trabalhadores informais em manterem sua renda.
Saúde mental, crises econômica e política e a preocupação com a recuperação do país têm sido classificadas como #AsOutrasEpidemias.
O estudo mostrou um aumento de mensagens declarando apreciação pelas coisas simples da vida, como o nascer do sol e a natureza. Ficou claro também que mais pessoas passaram a refletir sobre suas vidas atribuladas por compromissos pessoais e profissionais e estão repensando a forma com que gostariam de investir seu tempo no futuro.
O isolamento impactou física e emocionalmente a maioria das pessoas e, muitas, estão experimentando emoções intensas e oscilantes no dia a dia. Um “termômetro” disso pode ser constatado através do uso dos emojis: as “figurinhas” têm como objetivo resumir o que cada um está sentindo e ao observar os emojis mais usados durante o isolamento, fica claro como as coisas têm sido inconstantes.
Na pandemia, as opiniões se mostraram mais extremadas e contraditórias. Por exemplo: mesmo apoiando os negócios locais, as compras em sites e mega varejistas aumentaram muito. Ainda, as conversas sobre mudança climática diminuíram e a ameaça do coronavírus fez com que muitos, que antes eram contra, passassem a aceitar o uso de plástico descartável.
Tudo! Pois como disse Simon Sinek – autor e palestrante motivacional globalmente conhecido:
Debruçar a atenção sobre as pessoas é fundamental, ainda mais neste momento complexo que vivemos.
Temos à nossa frente um excelente momento para desafiar o status quo e impulsionar as mudanças que queremos ver e ser no mundo, seja enquanto marca, seja enquanto pessoa.
A começar por olhar para o próximo com mais empatia: o cliente, o colega de trabalho, o parceiro de negócios. Estamos todos no mesmo barco, vivendo dias turbulentos, cada qual com suas angústias e desafios particulares.
Como diz o ditado popular “se é na dificuldade que conhecemos os verdadeiros amigos”, usemos todos este momento para estabelecer relacionamentos sólidos, sinceros e duradouros.
O futuro é incerto, mas o presente é claro e oportuno. Atravessamos todos uma experiência coletiva, compartilhada, difícil e um tanto sombria.
É um momento único em que cada um de nós deve olhar para dentro, se redefinir, se reinventar e decidir qual o papel que quer ter na vida das pessoas.
Eu sigo fazendo esta reflexão.
O LG&P também. E tenha certeza, #NósVamosJuntos.
Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos com prioridade!